quarta-feira, 27 de abril de 2011

NÚCLEO DE PESQUISAS HISTÓRICAS DE CANDIOTA MAPEA PROVÁVEL LOCAL DA BATALHA SEIVAL

Por Cássio Lopes

Em trabalho de pesquisa de campo, integrantes do Núcleo de Pesquisas Históricas de Candiota-NPHCAN visitaram a propriedade do Sr. Mario Salis, localizada na estrada do Arbolito, Terceiro Distrito do Baú, interior do Município de Candiota. Na oportunidade foi conhecido o provável local da Batalha do Seival, ocorrida em dez de setembro de mil oitocentos e trinta e seis, onde foi proclamada a República Rio Grandense, após a vitória dos Farroupilha comandada pelo General Antônio de Souza Netto e Coronel Manoel Lucas de Oliveira sobre as forças legalistas chefiadas pelo Coronel João da Silva Tavares. Também foi conhecida a “Picada do Zeca Netto”, local que atravessa o Arroio Seival, onde o importante líder maragato fazia seus deslocamentos e manobras militares na revolução de mil novecentos e vinte e três. Confira o breve resumo de como se travou a mais famosa de todas as batalhas da Revolução Farroupilha:
O coronel legalista João da Silva Tavares tinha se refugiado no Uruguai, depois de reveses que sofreu em combates isolados. Voltou para a Província em setembro de mil oitocentos e trinta e seis, comandando uma força de quinhentos e sessenta homens, a maior parte recrutada entre rio-grandenses no exílio. Bem armado, Tavares provocou os farroupilhas, passando pela região de Candiota, território guarnecido pela tropa do coronel Antônio de Souza Netto, formada por quatrocentos soldados, muitos dos quais eram   uruguaios.
No dia dez de setembro, os inimigos se encontraram nas margens do Arroio Seival. Inicialmente houve pequena vantagem das forças imperiais, mas o cavalo de Silva Tavares, com o freio rebentado na peleia, disparou em velocidade, causando a impressão de fuga, mesmo entre seus comandados. A confusão entre eles foi aproveitada pelos cavaleiros de Netto, que atacaram com força redobrada. O resultado deste mal-entendido foi ficarem os revoltosos quase intactos, enquanto houve cento e oitenta mortos, sessenta e três feridos e mais de cem prisioneiros do lado dos imperiais. No dia seguinte, após a renhida luta, Netto marcha para o Campo dos Meneses onde proclama a INDEPENDÊNCIA DO RIO GRANDE DO SUL, sob a forma republicana.

Cássio Lopes, Presidente da entidade, relata que existem trincheiras de guerra nas barrancas do arroio, as quais foram usadas pelos farroupilhas na emboscada contra as forças do império. No Passo foram encontrados dois binóculos e três ponteiras de lanças. “Todas as evidências são concretas, nos levando a crer que esse Passo sobre o Arroio Seival, tem grandes possibilidades, de ter sido realmente o local onde se travou a batalha que culminou no feito mais importante da história Sul Rio Grandense.” Completa Lopes.  

5 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho.
    Gostaria de saber se no local onde foi travada a batalha do seival existe algum marco ou referencia a este importante evento da Rev. Farroupilha. Tenho muita vontade de conhecer o local, como é o acesso? Existe guias? Como chegar?

    ResponderExcluir
  2. Caro Rodrigo! Primeiramente agradecemos pelo seu contato. Existem dois marcos ao longo a BR-293, o primeiro é a margem esquerda do arroio seival e o outro a margem esquerda do arroio jaguarão, ambos simbólicos. Este da proclamação e aquele sobre a batalha. O local exato da batalha não existe marco, porém é fácil de encontrá-lo e seu acesso é bom, cerca de 500 metros da BR-293. Coloco-me a sua disposição para guiá-lo, para isso envie email para nossa entidade, que agendaremos o dia, e terei o maior prazer em levá-lo. Abraço! Cássio Lopes email: nphcandiota@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria e muito estar nesse lugar tenho um sonho em conhecer o lugar onde nossós ideais farroupilha lutaram em prol de nossa liberdade

      Excluir
  3. ola uma pergunta meu amigo o acesso ao suposto local da batalha de seival é liberado ou precisa de uma ordem. pretendia fazer pesquisas com detector de metais? valeu um abraço

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de conhecer esse local onde o sonho começou pena que mais tarde se transformou em pesadelo !

    ResponderExcluir