terça-feira, 1 de novembro de 2011

Dom Diogo de Souza poderia ter fundado Candiota ao invés de Bagé


Por Cássio Lopes

No estudo da história Militar do Sul do Brasil, a Coxilha Grande é conhecida como caminho histórico das invasões.
Em verdade a penetração para o norte ou para o sul nestas bandas, sempre se fez tomando o alto da Coxilha Grande, ou margeando o Rio Negro com movimentos sobre os pontos mais iminentes, num serpenteio sobre o divisor das águas deste e do Jaguarão.
                Assim aconteceu com os jesuítas que vieram do sul, como conta o Padre Nosdorffer, em fins do Século XVll, assim foi o que resultou do Tratado de Madri de 1750, assim a caminhada do Marquês de Val de Lírios em 1754, assim Vertiz y Salcedo quando veio estabelecer  Santa Tecla e Luiz Ramirez quando entregou essa praça para Rafael Pinto Bandeira.
                Todos os caminhantes deixavam o lugar onde se ergue os serros de Bagé, à esquerda ou à direita.
                Não foi outra a estratégia de Dom Diogo de Souza, quando planejou o movimento de seu Exército Pacificador rumo a Montevidéu. Pela Coxilha Grande deveria ser a penetração. Por isso, em 19 de novembro de 1810, estando em Rio Grande, determinou ao Marechal de Campo Manuel Marques de Souza que escolhesse um lugar nas nascentes do Rio Jaguarão ou nos Rincões de Santa Tecla, para estabelecer o acampamento de sua coluna.
                Quando o Comandante da Guarda de Serrito, Hipólito do Couto Brandão, designado para ver o melhor lugar, informou que, em condições de abrigar um exército, só havia um lugar: “O Capão das Laranjeiras”, nos campos de Fernando Lucas, ao pé de Santa Rosa, junto ao Arroio Candiota. Não aceitou Dom Diogo de Souza a sugestão e confirmou suas anteriores preferências.
                Manoel Marques de Souza, embora se fixando numa região militarmente conhecida, não se fixou em nenhum dos lugares já utilizados em outras campanhas, dando preferência por uma nova ocupação: “ao nascente dos Serros de Bagé”.
                Nas diversas vezes visitas que fez ao acampamento de Bagé, Dom Diogo percebeu o acerto de sua escolha e pressentiu as possibilidades do lugar e, por isso, face às circunstancias do momento, não desfez o acampamento e nem o abandonou à sua sorte. Em 17 de julho de 1811, chamou o Tenente de Dragões Pedro Fagundes de Oliveira, que comandava a Guarda de São Sebastião, e o designou comandante deste campo e seu Distrito, dando-lhe autoridade necessária para que o acampamento se fizesse um povoado. Antes fora além, e contrariando as normas de seu comando, autorizou que os oficiais e soldados trouxessem suas mulheres e famílias para esse ponto, constituindo assim, com as que vieram de São Sebastião o núcleo gerador da gente desta terra.
                “Se Dom Diogo tivesse aceitado a sugestão de Hipólito Brandão, e instalado seu exército no local indicado, lugar privilegiado, onde se dispõe de recursos necessários para instalar um ótimo acampamento para abrigar um grande efetivo de contingentes, poderia ter surgido em Candiota um povoado, com grandes possibilidades de prosperar e se tornar Vila e posteriormente Cidade.”Destaca  Cássio Lopes, presidente do Núcleo de Pesquisas Históricas de Candiota.

               

Nenhum comentário:

Postar um comentário